Medicina Funcional

Medicina Funcional

A nutrição certa, combinada com estilo de vida e intervenções comportamentais, irão ajudá-lo a cuidar da sua saúde.





"A medicina funcional aborda as causas subjacentes das doenças, utilizando uma abordagem orientada para sistemas e envolvendo tanto o paciente quanto o médico em uma parceria terapêutica. É uma evolução na prática da medicina que melhor aborda as necessidades de saúde do século XXI"


Dr. Mark Hyman


."

   

O modelo de cuidado da medicina funcional oferece uma abordagem centrada no paciente. Procura responder à pergunta: "O que está na origem desta condição ou patologia?"

Desenvolve depois um plano altamente personalizado de alimentação, exercício, sugestões de estilo de vida, suplementação e testes funcionais, se necessário.


Os espedialistas em medicina funcional fazem um questionário longo e detalhado que avalia os vários aspectos do funcionamento de orgão e sistemas, estilo de vida, alimentação, estado emocional e testes clínicos com relevância. Estas informações comtribuem para identificar a(s) causa(s) raiz(is) da patologia, incluindo os gatilhos como má nutrição, stress, toxinas e metais pesados, alergénios, genética e o microbioma (as bactérias que vivem dentro e fora do  corpo).


Depois de identificados os gatilhos, é criado um plano personalizado que terá indicações físicas, nutricionais, exercícios e sono, ferramentas para lidar com gatilhos mentais e emocionais.


Com o que pode contar

Cuidado centrado no paciente

Conhecemos a pessoa e não apenas sua doença.


Antes de sua primeira consulta, irá responder a um questionário.


Durante a primeira consulta fazemos um histórico médico abrangente e uma avaliação de estilo de vida para ver uma imagem completa de sua saúde.


Usamos essa avaliação para identificar os gatilhos da doença e construir um plano de tratamento holístico.

Conveniência

Após a consulta inicial de Medicina Funcional, receberá um um plano de tratamento recomendado.


Pode incluir qualquer coisa, desde suplementos a uma dieta terapêutica personalizada específica por um período específico de tempo


Pode incluir recomendações ou referências para outras terapias holísticas, como massagem, fisioterapia, aprendizado de técnicas de meditação ou mindfulness, dependendo das necessidades exclusivas do indivíduo.


Receberá suporte contínuo por telefone/via mensagem de texto para garantir que todas as suas perguntas sejam respondidas.

Análises laboratoriais e testes funcionais

Após uma consulta de Medicina Funcional, podem ser recomendados exames laboratoriais, testes de urina, fezes ou saliva ou testes de alergia.


Cada um desses testes é projetado para fornecer aos terapêutas informações sobre o que está a acontecer no corpo para que possa melhorar sua saúde.


Normalmente, é recomendada uma consulta de acompanhamento entre 4 a 6 semanas da consulta inicial.


Isso permite que o tempo necessário para realizar esses testes e os resultados sejam devolvidos ao terapeuta para que possamos analisá-los juntos.

Perguntas Frequentes

  • Preciso de consultas de seguimento?

    Tenho como objetivo  promover mudanças de longo prazo para benefícios de saúde ao longo da vida.  Dependendo dos objetivos e das condições que deseja abordar, várias consultas podem ser necessárias.


    Analisaremos seu progresso, abordaremos suas dificuldades, faremos ajustes e poderei oferecer um suporte mais direcionado agora que os fundamentos estão estabelecidos.


    Também podemos discutir um programa de suplementos e testes funcionais nesta fase.


  • O que é Medicina Funcional e Integrativa?

    A Medicina Funcional e Integrativa é uma abordagem holística de cuidados de saúde que procura abordar as causas subjacentes dos problemas de saúde, em vez de apenas tratar os sintomas. Ela enfatiza a melhoria da qualidade de vida, através de uma combinação de dieta, nutrição, exercício, gestão do stress e outros fatores.



  • Quais são os benefícios da Medicina Funcional e Integrativa?

    A Medicina Funcional e Integrativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, proporcionando uma abordagem personalizada que leva em consideração a individualidade de cada pessoa. Os benefícios incluem a melhoria da saúde geral, a prevenção de doenças, o aumento da energia e vitalidade, a redução do stress e o fortalecimento do sistema imunológico.

  • Como difere a Medicina Funcional e Integrativa da Medicina Convencional?

    A Medicina Funcional e Integrativa busca promover a saúde a longo prazo e tratar a causa-raiz do problema para além dos sintomas associados. 


    Esta abordagem mais abrangente permite uma compreensão mais completa da saúde do paciente e ajuda a criar um plano de tratamento personalizado, que pode incluir mudanças na alimentação, suplementação nutricional, exercícios físicos, técnicas de relaxamento, terapias complementares e outras intervenções que visam otimizar a saúde e promover o bem-estar global do indivíduo.



Share by: